Primeiros Passos
Identificar preferências pessoais: Como decidir que instrumento aprender
Escolher o instrumento certo começa por refletir sobre as suas preferências musicais. Pergunte-se: Que tipo de música gosta mais? O som de um piano, guitarra ou flauta atrai-o mais? A afinidade com o estilo musical é importante, pois aprender algo que goste torna o processo mais motivador. Lembre-se também que a voz é o instrumento mais antigo - e que todos possuimos!
Além disso, considere o tipo de experiência que procura. Se prefere deixar-se envolver pela melodia, opte por instrumentos como o violino, saxofone ou piano. Se gosta de ritmo, a guitarra, o baixo ou a bateria podem ser mais adequados. Testar os instrumentos antes de decidir também ajuda a encontrar o mais adequado para si. O mais importante é sentir uma ligação com o som e a prática do instrumento escolhido.
A compra de um instrumento pode parecer um grande investimento.
Ao iniciar a jornada de aprendizagem, a compra de um instrumento pode parecer um grande investimento. Uma opção interessante é alugar o instrumento por um período, permitindo que você tenha tempo para decidir se realmente se adapta a ele antes de fazer um investimento maior. Isto é particularmente util para instrumentos como o piano ou contrabaixo. No entanto, se decidir comprar, procure por modelos de entrada de marcas reconhecidas para garantir qualidade e durabilidade, bem como um bom valor de revenda. Se escolher um instrumento usado, certifique-se de que ele está em boas condições e que a manutenção necessária é viável. Lembre-se de que, ao escolher entre comprar ou alugar, o mais importante é garantir que o instrumento esteja em boas condições de uso, independentemente da sua origem. Consulte os links abaixo para as lojas e prestadores de serviços recomendados:
egitana.pt - Egitana, loja de instrumentos musicais
facebook.com/MAJOR.Luthiers - Major Luthiers, manutenção e construção de instrumentos
torresdase.wordpress.com - Atelier Torres e Dase, reparação e aluguer de contrabaixos, violinos e outros instrumentos de cordas
pianos.pt - venda, aluguer e afinação de pianos
Decidi estudar música, e agora?
Começar a estudar música é uma jornada emocionante e gratificante. O primeiro passo é escolher o instrumento que mais o inspira e estabelecer uma rotina de prática regular, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia. Familiarize-se com conceitos básicos de teoria musical, como notas e ritmos, para construir uma base sólida. Por fim, mantenha-se motivado definindo pequenos objetivos e celebrando cada conquista. Lembre-se: a consistência e a paixão são as chaves para o sucesso musical, e a música oferece sempre algo novo para aprender!
Ferramentas para o dia a dia, tanto para alunos como para professores.
Neste link encontrará partituras em branco, que poderá usar para escrever as suas melodias e ritmos. Estão disponiveis partituras para guitarra, baixo, piano e bateria.
Diagramas em branco, utéis para escrever acordes e outros esquemas de notas. Para Guitarra, pianos, baixo e ukulele.
Folhas com acordes para vários instrumentos.
Exercicios essenciais para qualquer baterista!
O Ciclo das Quintas é uma ferramenta que ajuda os alunos a entender a relação entre as tonalidades e as progressões harmónicas. Através da sequência dos intervalos de quinta, os estudantes aprendem a organizar acordes e escalas, facilitando a transição entre tonalidades.
Mapa de notas, que tem como propósito assistir os estudantes no processo aprendizagem de leitura de partituras. Para guitarra e baixo.
Todos os direitos reservados | Interartes Música e Tecnologia